15/06/2026
Pedro Mutindi presta homenagem a Manuel Domingos Augusto em Windhoek
O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Namíbia, Pedro Mutindi, prestou homenagem ao antigo ministro das Relações Exteriores e ex-embaixador, Manuel Domingos Augusto, ao assinar o Livro de Condolências aberto na Embaixada de Angola em Windhoek.
Na mensagem deixada no livro, o diplomata considerou a morte de Manuel Domingos Augusto uma profunda perda para Angola, destacando o seu legado político e diplomático.
“Mais uma tragédia abate-se sobre o nosso povo heróico e generoso com a partida do camarada Manuel Domingos Augusto, neste difícil momento de dor e luto”, escreveu.
Pedro Mutindi enalteceu as qualidades humanas e profissionais do antigo chefe da diplomacia angolana, descrevendo-o como um diplomata de trato afável, um servidor público exemplar e um patriota convicto.
Segundo o embaixador, Manuel Domingos Augusto deixa um legado de competência, profissionalismo e dedicação ao país, constituindo uma referência para as actuais e futuras gerações.
O Livro de Condolências, aberto pela Embaixada de Angola na Namíbia, encerra hoje, 16 de Junho, após quatro dias de homenagens prestadas por diplomatas, membros do MPLA e da JMPLA em Windhoek, estudantes, representantes da comunidade angolana e cidadãos namibianos.
15/06/2026
Namíbia pondera replicar modelo de Data Center de Angola
O Data Center e Cloud Nacional do Governo de Angola poderá ser replicado no país vizinho, Namíbia.
A intenção foi manifestada, pela ministra da Informação, Comunicação e Tecnologias da Namíbia, Emma Theofilus, durante uma visita realizada, neste domingo, ao Data Center e Cloud Nacional do Governo de Angola, localizado no município da Camama, em Luanda.
A visita teve como foco, dar a conhecer, à ministra a experiência angolana na implementação e gestão desta infraestrutura estratégica.
Na ocasião, a governante, acompanhada por uma delegação, foi recebida pelo director Geral do INFOSI, André Pedro, que conduziu a visita guiada pelas principais áreas do complexo, entre as quais a sala de comunicações, o Centro de Operações de Rede (NOC) e o Data Center.
No final da visita, a delegação reuniu-se com o director do INFOSI para aprofundar o conhecimento sobre o processo de construção, o funcionamento, a capacidade instalada e o modelo de operação da infraestrutura, considerada uma das mais importantes para a transformação digital do país.
Emma Theofilus afirmou que a visita faz parte dos esforços da Namíbia para desenvolver o seu próprio centro de dados, tendo Angola sido escolhida como referência pelas soluções tecnológicas já implementadas.
A ministra elogiou a capacidade e a visão estratégica do Data Center e Cloud Nacional, destacando que a infraestrutura responde às necessidades do Estado, dos cidadãos e do sector privado, além de estar preparada para futuras expansões.
"Os dados são o novo ouro e o novo petróleo. Por isso, é fundamental que os países invistam em infraestruturas como esta, que garantem soberania digital, segurança da informação e impulsionam o desenvolvimento tecnológico", afirmou.
14/06/2026
Acordo Angola-Namíbia reforça a conectividade
A construção e a interligação do cabo submarino entre Angola e a Namíbia estão orçadas em 118 milhões de dólares.
Considerado estratégico para a integração digital da região austral do continente africano, o memorando de entendimento foi rubricado ontem, no encerramento do ANGOTIC 2026, realizado no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O documento foi assinado por Adilson dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Angola Telecom, e por Stanley Shanapinda, representante da Telecom Namibia.
Conforme os pormenores do acordo, a nova infra-estrutura vai permitir aumentar a capacidade de transmissão de dados, melhorar a qualidade dos serviços e robustecer a conectividade regional por meio de um sistema de aterramento na Namíbia, garantindo o acesso a novos sistemas internacionais de telecomunicações.
O acordo terá a duração de cerca de 12 anos sendo os primeiros cinco dedicados prioritariamente à manutenção e operacionalidade do sistema , embora o cabo possua um tempo de vida útil estimado em 25 anos. Na ocasião, Adilson dos Santos referiu que a iniciativa se encontra em fase de estruturação legal, etapa necessária para assegurar os mecanismos de financiamento da empreitada, mas sublinhou que a expectativa é de que os benefícios económicos e tecnológicos do investimento se prolonguem por um período significativamente superior.
13/06/2026
Angola e Namíbia reforçam cooperação no sector das TIC
Angola e Namíbia deram, quinta-feira, em Luanda, mais um passo no fortalecimento das relações bilaterais com a assinatura de um memorando de entendimento no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O acordo foi formalizado pelos ministros das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola, Mário Oliveira, e das Tecnologias de Informação e Comunicação da Namíbia, Emma Theofelus.
Além do acordo com a Namíbia, ainda ontem, foram assinados vários memorandos entre empresas e instituições, com realce para os que envolveram o GGPEN e as agências espaciais da Namíbia, da Nigéria e Gabão.
Também foi assinado um memorando entre o GGPEN e a Telecom Namíbia.
A agenda de hoje prevê a assinatura de novos memorandos com parceiros internacionais. Os acordos visam reforçar a capacidade de resposta das instituições nas áreas de segurança de dados e inclusão digital.
13/06/2026
Assinatura de Memorando entre Angola e Namíbia marca arranque do ANGOTIC 2026
A assinatura de um memorando de cooperação entre Angola e Namíbia marcou, esta quinta-feira, o arranque oficial da 6.ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC 2026), que decorre no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O documento foi rubricado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola, Mário Oliveira, e pela ministra das Tecnologias da Informação e Comunicação da Namíbia, Emma Theofelus.
O memorando visa reforçar a cooperação bilateral no sector das tecnologias, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, bem como o desenvolvimento de iniciativas conjuntas voltadas para a transformação digital e a inovação tecnológica nos dois países.
A ANGOTIC 2026 reúne startups, empresas nacionais e estrangeiras, representantes governamentais, especialistas e investidores para debater os desafios e oportunidades da economia digital, da conectividade e da inovação em Angola e no continente africano.
12/06/2026
Diplomatas estrangeiros homenageiam Manuel Domingos Augusto em Windhoek
Os embaixadores da Malásia, Finlândia, Zimbabué, Quénia e da União Europeia acreditados na Namíbia assinaram, quinta-feira, o Livro de Condolências aberto na Embaixada de Angola em Windhoek, em homenagem ao antigo ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto.
Durante a cerimónia, os diplomatas destacaram o legado do estadista angolano, o seu contributo para o fortalecimento das relações internacionais de Angola e o seu compromisso com a diplomacia, a cooperação entre os povos e o desenvolvimento do continente africano.
A Embaixada de Angola na Namíbia mantém o Livro de Condolências aberto até ao dia 16 de Junho, permitindo que diplomatas, membros da comunidade angolana e cidadãos namibianos prestem a sua homenagem ao antigo chefe da diplomacia angolana.
11/06/2026
Embaixada de Angola na Namíbia abre Livro de Condolências em homenagem a Manuel Domingos Augusto
Embaixada da República de Angola na República da Namíbia abriu, esta quinta-feira, um Livro de Condolências em homenagem ao antigo ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, figura incontornável da diplomacia e da história política angolana, falecido recentemente em Luanda.
A iniciativa decorre nas instalações da Missão Diplomática angolana, em Windhoek, e está aberta à comunidade angolana residente na Namíbia, ao corpo diplomático acreditado no país, às autoridades namibianas e ao público em geral.
Segundo a Embaixada a abertura do Livro de Condolências constitui um momento de homenagem, respeito e reconhecimento à memória de Manuel Domingos Augusto, permitindo que cidadãos, instituições e representantes diplomáticos expressem mensagens de pesar e solidariedade à família enlutada e ao povo angolano.
O antigo chefe da diplomacia angolana deixa um legado marcante, associado ao seu contributo para a consolidação da paz, da democracia e do desenvolvimento do país, bem como ao serviço dedicado prestado ao Estado angolano ao longo de várias décadas, período durante o qual exerceu diversas funções de elevada responsabilidade.
No primeiro dia de abertura do Livro de Condolências, registaram-se mensagens de pesar dos embaixadores da Argélia e da Tanzânia, além de funcionários da Embaixada de Angola na Namíbia.
Nas mensagens deixadas, os representantes diplomáticos destacaram as qualidades humanas e profissionais de Manuel Domingos Augusto, considerando-o um político e diplomata experiente, preparado para lidar com situações complexas e delicadas. Sublinhando ainda o seu papel na promoção da paz, do diálogo e no reforço do prestígio de Angola no cenário internacional.
O Livro de Condolências permanecerá aberto durante quatro dias, período durante o qual cidadãos, representantes de instituições e membros do corpo diplomático poderão prestar a sua última homenagem a uma das mais relevantes figuras da diplomacia angolana contemporânea.
08/06/2026
Angola Telecom conquista torneio Futsal MINTTICS ao golear Rádio Kairós (6-1)
Não sobrou nada para a Rádio Kairós, este domingo, na final da primeira edição do Torneio de Futsal do MINTTICS, marcada pelo domínio da Angola Telecom, que ergueu o troféu após golear por 6-1. Se a Rádio Kairós ou os espectadores nas bancadas pensavam que "Tudo Nosso" era apenas um slogan promocional, a Angola Telecom encarregou-se de demonstrar que não na prática.
Desde o início ao fim, a exibição foi tão clara que a resolução de muitos telemóveis não seria suficiente para fotografar o desempenho do colectivo que roçou a perfeição, com a excepção do golo sofrido. Na primeira parte, os homens de azul e branco assumiram as rédeas e desligaram por completo a equipa de amarelo do mapa com eficácia e maestria no restante da partida. Foi tudo o que necessitaram para levantar o troféu.
No final do torneio, o titular da pasta do MINTTICS destacou a importância da iniciativa para a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do sector.
Segundo Mário Oliveira, a responsabilidade do pelouro que dirige perante a Nação e o sector passa também pela valorização dos profissionais através da prática desportiva e do convívio e camaradagem salutares.
“O torneio demonstrou que o sector está vibrante, unido e preparado para enfrentar os desafios da transformação digital. Todos estão de parabéns. Este é um sinal claro do nosso compromisso não apenas com o desenvolvimento tecnológico, mas também com o desporto, o lazer e a qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou.
O responsável anunciou, igualmente, a pretensão de organizar a segunda edição da prova na próxima época para consolidar a iniciativa e alargar a participação das instituições ligadas ao sector.
Posteriormente, o momento serviu também para homenagear Mário Oliveira que foi distinguido pela Federação Angolana de Futebol (FAF) e pela Federação Angolana do Desporto para Trabalhadores (FADET) pelo contributo para a promoção do desporto no sector e pelo apoio à realização da primeira edição do Torneio de Futsal das Empresas de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Na disputa pelo terceiro lugar, a TPA venceu a Edições Novembro no desempate por penáltis e garantiu a terceira posição na prova.
A organização premiou, ainda, as equipas e atletas em destaque com incentivos financeiros.
Além dos troféus, os participantes receberam incentivos financeiros. A título de exemplo, a formação campeã recebeu 2.000.000 de kwanzas, o vice-campeão recebeu 1.000.000 de kwanzas e o terceiro classificado foi contemplado com 500.000 kwanzas.
Por sua vez, o melhor marcador e o guarda-redes menos batido receberam cada um 200.000 kwanzas.
A fase final do torneio decorreu no Grupo Desportivo da Banca, em Luanda, e contou com oss secretários de Estado do sector, directores nacionais, presidentes dos conselhos de administração de instituições públicas e privadas ligadas às telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social, entre outras entidades convidadas.